- 300g de polvilho azedo
- 500g de fécula de mandioca ou polvilho doce
- 25g de sal (leia a observação)*
- 30g de manteiga
- 110mL de óleo milho/canola
- 550mL de leite integral
- 5 ovos pequenos
- 440g de queijo minas padrão ralado (ralo fino) OU queijo colonial
- 220g de queijo parmesão ralado (pode ser a peça ralada ou de pacote)
Misture todos os líquidos (leite e óleo),a manteiga e deixe ferver. Após, acrescente está mistura aos secos vagarosamente e mexa.
Para bater, pode ser manualmente com uma colher/garfo (vai estar bem quente) ou na batedeira planetária. É uma massa pesada! Bem pesada, diga-se. Continue batendo até esfriar! Deve ficar bem uniforme, macia e sedosa. A melhor comparação é com massa de biscuit.
Quando ficar morna, ou seja, consegue colocar a mão sem se queimar. Agora é hora de acrescentar os ovos. Parece que eles não serão absorvidos, mas vão. Com calma e paciência (sempre), coloque um por um, misturando sempre. Em seguida, os queijos. Parece muito queijo, mas a massa aguenta e absorve tudo.
A massa fica pegajosa quando pronta, então, para fazer as bolinhas é preciso passar óleo nas mãos. Unte a assadeira, distribua as bolinhas, leve ao forno médio (pré-aquecido em 180°C) por 25-30 minutos.
Observação
- Queijo parmesão: caso compre a peça, deixo a dica de processá-los ao invés de ralar. É mais fácil.
- Queijo colonial / minas padrão: sugiro que rale ao contrário do parmesão. Como são queijos mais macios, ao processar pode virar uma massa compacta e pode interferir na hora de adicionar na massa.
- Sal: caso utilize algum queijo mais salgado, como o colonial, a quantidade de sal irá diminuir bem. No caso do colonial, a quantidade vai para 16g de sal. Mas recomendo que coloque aos poucos e experimente a massa.
obs: Pão de queijo é uma ótima receita para se fazer de lanche da tarde, e que rende bastante e as crianças adoram! É bem simples de fazer, não é caro e rende bastante.